A Nasa, agência espacial americana, informou que será possível visualizar uma chuva de meteoros na madrugada dessa sexta-feira. Um conjunto de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle passará pela atmosfera terrestre e causará o fenômeno, que será um verdadeiro espetáculo aos olhos de quem estiver disposto a admirar o céu.
O espetáculo poderá ser melhor admirado por quem estiver no hemisfério norte, onde o fenômeno terá seu auge por volta das 22h de quinta e a madrugada do dia 13, com dezenas de meteoritos caindo a cada hora.
No Brasil, especialistas afirmam que o melhor horário para se assistir ao show no céu será entre a 0h30 e as 2h30 da madrugada dessa sexta-feira treze.
A chuva de meteoros Perseida (chamadas assim pelo fato de que os meteoros vêm da direção da constelação de Perseu) ocorre a cada 133 anos, quando o enorme cometa Swift-Tuttle cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos, que se chocam com a Terra em uma velocidade de 140.000 mph(aproximadamente 225.000 km por hora)e se desintegram em explosões de luz.
A zona de detritos deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela. É exatamente entre os dias 11 e 13 de agosto que a Terra passa pela zona de maior concentração de detritos, por isso se tornará mais fácil de visualizar este fenômeno, que ocorre uma vez a cada ano.
Para quem deseja admirar bem a chuva de meteoritos, a Nasa recomenda que se evite as luzes da cidade, pois a escuridão aumenta entre três e dez vezes o número de meteoros que podem ser avistados.
Fonte da Informação: Estadão Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário