Seguidores do Portal O Bruxo - Fique por dentro do Mundo da Magia!

O que é Paganismo?

Atualmente o termo “paganismo” é usado para definir várias vertentes religiosas de raízes européias que apresentam traços semelhantes entre si. Esses traços são: culto politeísta (adoração a mais de uma representação divina), de origem pré-cristã e centrada no culto à natureza e seus ciclos (honra aos deuses em festivais, rituais e manifestações representativas dessas forças). Na atualidade, podem ser encontradas algumas vertentes pagãs que se tornaram mais conhecidas e populares devido ao fenômeno da globalização. Algumas dessas vertentes são o Asatrú (chamado de bruxaria nórdica), a Stregheria (chamada de bruxaria italiana), o neodruidismo e a Wicca (com raízes celtas). Os membros da maioria das vertentes pagãs conhecidas atualmente se auto denominam “bruxos”, palavra cuja etimologia é desconhecida, mas suspeita-se que deriva dos termos celtas brixtã (feitiço), bixto (fórmula mágica) ou brixtu (magia).

O paganismo, ou neopaganismo (como também é chamado) começou a se popularizar no mundo a partir da revogação da última lei contra a prática da bruxaria na Inglaterra. Depois desse fato, começaram a ser publicados vários livros que abordavam o assunto, o primeiro e mais famoso dentre eles é a obra do antropólogo inglês Gerald Gardner, intitulada “A Bruxaria Hoje”, publicada na década de 1950.

Como podemos notar o impulso inicial para a divulgação dessa religiosidade foi a literatura, mas logo as ferramentas de divulgação mais modernas - o cinema, a TV, as revistas e especialmente a internet - surgiram e desempenharam função importante para a difusão desses valores. Foi através da literatura que a bruxaria (e a wicca) começou a ser difundida no Brasil, a primeira autora brasileira a escrever sobre o tema foi Márcia Frazão (em meados de 1990). Posteriormente surgiram outros autores com publicações populares. 
Atualmente a internet pode ser considerada a principal e mais crescente plataforma midiática de divulgação de manifestações do movimento pagão brasileiro. Existe até mesmo um mapa da bruxaria no mundo, divulgado pela Federação pagã da Escócia, que aponta o Brasil como um dos países em que o número de pagãos é considerado um dos maiores (em torno de 10.000 a 50.000 pagãos). A maior comunidade pagã em um site de relacionamentos (Orkut), se chama “Sociedade Wicca/ Bruxaria” e possui 32.087 membros (dados coletados em 01 de setembro de 2010).

Mapa do paganismo no Mundo

Photobucket

Jornal "O Bruxo" - Pegue o seu!

Agora o informativo pagão com milhares de leitores em todo o Brasil está disponível em PDF, para download GRÁTIS! Todas as edições passadas, desde março de 2007 estão disponíveis para curiosos, colecionadores e pesquisadores do mundo místico. Na página "Jornal O Bruxo - Arquivo", os internautas poderão ler e baixar à vontade, os arquivos estão na versão em PDF para impressão. Quem desejar pode imprimir, tirar cópias e distribuir nos encontros místicos de suas cidades!
Para pegar seu exemplar, clique no link abaixo!
Jornal O Bruxo - Arquivo

*)o(-[-[A Teia Pagã]-]-)o(*

Photobucket Saiba mais em: ateia-doc.blogspot.com

Som das Águas