Druida. Foto por Robson Marins. |
Um grupo pagão do Reino Unido conseguiu o reconhecimento oficial do Druidismo como Religião. A "Rede Druídica" (em inglês, Druid Network) é uma organização pagã destinada a promover a disseminação e desenvolvimento do neo-druidismo no Reino Unido. A organização recebeu na semana passada uma notificação sobre a aceitação do seu pedido para ser registada oficialmente como "charity" (palavra equivalente a um órgão beneficente). No reino Unido as instituições filantrópicas como a Druid Network tem mais relevância e privilégios do que as organizações não lucrativas.
Este reconhecimento é um grande prêmio para a instituição, o resultado de uma longa luta que durou por cinco anos. Agora a Druid Network tornou-se a primeira organização druídica e a primeira organização pagã do Reino Unido a alcançar este estatuto.
A famosa "Pagan Federation", que tem seções em vários países e é a maior organização pagã do País, é apenas uma organização não lucrativa, por isso não goza dos mesmos privilégios em relação aos impostos.
Com este êxito verdadeiramente histórico e decisivo, a Druid Network terá agora benefícios inéditos no meio pagão, tudo isso em um dos países onde o Neo-Paganismo existe há mais tempo e está mais disseminado. Isso implica em fortalecimento da credibilidade e cria mais oportunidades para projectar o Druidismo (ou Neo-Druidismo) na sociedade britânica e ocidental.
Esse reconhecimento também "abre as portas" para que outras organizações pagãs consigam o mesmo. Depois desse reconhecimento, não é mais necessário que qualquer grupo neo-druídico britânico prove que o Druidismo é uma religião válida. O bom é que esta credibilidade poderá se estender a outros grupos pagãos. Abaixo, o vídeo mostrando a festividade dos druidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário