Hoje (31) é o dia das bruxas, e o tag #samhain entrou para os assuntos mais comentados no Twitter. Atualmente, muitos comemoram o Halloween, mas poucos conhecem a origem e o significado dessa festa, que possui raízes mais antigas do alguns possam pensar.
Também conhecido como Samhain, o Halloween é um festival de origem pré-cristã, remonta aos antigos cultos pagãos europeus. Nesta data os antigos celtas comemoravam a chegada de um novo ano. Acreditavam que o véu que dividia o mundo dos vivos e dos mortos era mais tênue, por isso esse era um momento para estabelecer contato com o reino dos mortos. Também acreditavam que espíritos maus poderiam atormentar os vivos, por isso, até hoje, existe o hábito de usar máscaras ritualísticas e fantasias, com o objetivo de confundir os espíritos nefastos.
Na Itália esse festival é chamado de Festa dell'ombra, entre os pagãos é chamado de Samhain, e é conhecido por vários outros nomes, mas foi amplamente difundido pelos EUA, onde se popularizou sob o nome de Halloween.
Entre os pagãos modernos o Samhain é considerado um dos festivais mais importantes do calendário de celebrações, pois marca o início de um novo ciclo, um novo ano. No Hemisfério Norte este festival é celebrado em 31 de Outubro e no Hemisfério Sul é celebrado em 1º de Maio.
De acordo com as tradições pagãs, o Samhain é uma data em que o véu entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos se torna mais tênue. Os mortos voltam ao mundo dos vivos e ficam por aqui até a noite de dois de novembro. Na tradição cristã, essa data foi adaptada e transformou-se no dia de finados (ou dia de todos os santos).
É costume celebrar este festival com favas, massas e vinhos. Alguns costumam decorar suas casas com figuras bizarras, para assustar os maus espíritos. Grande parte dos pagãos prefere aproveitar a data para honrar aos espíritos ancestrais com orações. É um momento especial para rever e analisar tudo aquilo que não é mais útil e deve “morrer” em nossas vidas. Quando limpamos nossos caminhos daquilo que nos impede de evoluir (rancor, raiva, sentimentos negativos) o espaço fica livre para ser preenchido por novos sentimentos que nos fazem pessoas melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário